logo
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

Adesao
Edição de Widget de imagem
Designacao:
Url:
Nova janela:
Ficheiro:

Precisa de Ajuda?
214676118Envie-nos um e-mail



Exemplo da correcta utilização das TIC na escola
Pedimos a colaboração a uma das escolas com quem trabalhamos para que nos mostrasse aquilo que será um bom exemplo da utilização de novas tecnologias na educação. 
 
Escolhemos o Externato Infante D. Pedro, em Lisboa, por ser uma escola preocupada com a aplicação das TIC na formação e educação dos seus alunos.
Tendo em conta que são uma escola que demonstra implementar e adaptar-se às novas tecnologias, que outros meios de tecnologia utilizam para o ensino na vossa escola e que importância dão à utilização dos mesmos?
 
A escola tem de incorporar a nova realidade virtual nas suas práticas escolares – e é hoje impossível pensar numa escola que não o faça. No nosso externato utilizamos diariamente, nas nossas atividades letivas, meios tecnológicos, como sendo livros virtuais, E-beam, escola virtual, computadores fixos e portáteis (Magalhães), inseridos numa vertente pedagógica e lúdica permitindo que os alunos estejam constantemente motivados para a aprendizagem.
As TIC permitem, por outro lado, modificar positivamente as relações na comunidade educativa. São, sem dúvida, um meio crescente de diálogo entre professores, alunos e encarregados de educação.
 
Que vantagens a utilização do Nana trouxe à escola?
 
A maior vantagem foi sem dúvida a facilidade de comunicação. Sempre usámos bastante os emails para comunicarmos com os pais, no entanto esta ferramenta permite-nos ter as comunicações organizadas e armazenadas, em que os encarregados de educação estão sempre informados do que se passa no Externato. Até porque a escola e a família deverão estar sempre interligadas, funcionando como um todo. A tarefa de ensinar não compete apenas à escola, pois o aluno aprende também com a família e com todos os que estão à sua volta, desenvolvendo-se assim de uma forma mais completa.
Assim sendo, a comunicação entre escola e família é fundamental e o Nana tem sido, sem qualquer dúvida, uma mais valia.
 
 
Sente que com o Nana conseguiu automatizar processos que da forma normal eram mais morosos?
 
O Nana tem permitido que a comunicação seja mais célere e eficaz. Para além de ser uma forma mais ecológica de trabalhar (pois deixou-se de gastar tanto papel), as comunicações são agora enviadas em tempo útil, facilitando todo o processo, nomeadamente os pedidos de autorização de visitas de estudo, recados urgentes... É um local onde os pais têm à sua disposição toda a informação, devidamente armazenada e que a qualquer altura podem consultar. De referir também o envio das avaliações pelo Nana, que permite que os pais tenham conhecimento atempado do progresso dos seus filhos.
Em suma, este tipo de solução parece-nos priorizar acima de tudo toda a relação comunicacional entre escola/casa, que é fundamental para um bom ambiente escolar.
 
Prof. Paula Loureiro
www.nana.pt Siga-nos no Facebook Envie-nos um e-mail Ligue-nos